Passo a passo Horta-Jardim na varanda – (2) Que plantas escolher?

O objetivo é criar a maior diversidade possível. Podes misturar árvores e arbustos de fruta, hortaliças, plantas aromáticas, medicinais e ornamentais. Começa de forma modesta, vai ampliando de acordo com aquilo que for confortável e à medida que o teu conhecimento cresce. Escolhe as plantas mais adequadas, plantas que se desenvolvem bem em Portugal, de preferência autóctones pois são aquelas que estão mais bem adaptadas à zona, uma vez que são originárias dessa zona. Plantas como o tomilho, o rosmaninho e o alecrim são autóctones em Portugal.

  • Árvores frutíferas – Se o espaço o permitir cultiva uma árvore. Com apenas 20 litros de terra já é possível ter uma pequena árvores num vaso. Logicamente o espaço destinado para o crescimento das raízes é um factor fundamental para o desenvolvimento da planta. Além do mais, a quantidade de horas de sol e a fertilização feita com maior intensidade que quando são cultivadas na terra são fundamentais para se ter bons resultados.  Poderás optar por uma variedade anã mas não é obrigatório porque a natureza restritiva do tamanho do vaso será suficiente para limitar o tamanho o crescimento da árvore. As espécies que mais se adaptam a esse tipo de cultivo são: Romãzeira, Citrinos, Pereira, Macieira, Cerejeira, Damasqueiro, Pessegueiro, Figueira, Medronheiro.
  • Arbustos frutíferos – Physalis, morangueiro, framboeseira, groselheira espinhosa, groselheira negra, groselheira vermelha, kiwi e mirtilo.
  • Aromáticas e Medicinais –  As possibilidades são muitas, escolhe de preferência plantas nativas.
  • Hortaliças – Seguem algumas das espécies que se dão bem em vaso. Folhas: Couve, Espinafre, Alface, Mostarda, Rúcula. Girassol. Tubérculos (exigem uma profundidade de solo maior, pois o seu fruto é produzido dentro do solo): Cenoura, Rabanete, Beterraba, Nabo, Batata, Alho, Cebola. Trepadeiras: Feijão, Ervilha, Tomate, Pimento, Berinjela, Pepino, Melão, Curgete
  • Flores silvestres e comestíveis – Borragem, Calêndula, Malva, Capuchinha, Begônia,  Tulipa,  Alfazema, Amor-perfeito etc

Índice “Passo a passo Horta-Jardim na varanda”

Anúncios