Passo a passo Horta-jardim na varanda – (3) O que preciso de saber sobre as plantas que quero cultivar?

Para escolher as plantas da melhor forma, é preciso recolher algumas informações sobre as plantas que gostarias de cultivar na tua varanda. A informação recolhida vai ajudar-te a escolher as plantas certas, a colocá-las no lugar certo e a cuidar delas de forma correta.

  • Quais são as necessidades da planta? exposição solar (sol pleno, meia-sombra, sombra), água, solo, manutenção. Artigo relacionado: Plantas para varanda com sombra
  • Quais são as características da planta? porte e volume, forma de crescimento (rasteira ou trepadeira), tipo de raízes (superficiais ou profundas), ciclo vegetativo* (anual, bienal, vivaz ou perene).

* As plantas anuais germinam, florescem e morrem completando o seu ciclo de vida num ano ou menos. Geralmente iniciam o seu ciclo de vida na Primavera, passando a um período de crescimento vegetativo. Morrem quando atingem o auge do seu estádio reprodutivo, mas ficam as suas sementes, que darão origem a novas plantas. Mesmo que, eventualmente, estas plantas não morram depois de produzir semente e possam viver longos períodos se forem defendidas do frio em estufas, são consideradas como tendo ciclos anuais. Exemplo: coentro, alface, feijão.
* As plantas bienuais são aquelas cujo ciclo de crescimento – que se inicia com a semente passando pela planta vegetativa e pela planta florescente até, de novo, ao estádio de semente – se completa em duas estações de crescimento. Durante o primeiro ano o desenvolvimento das plantas bienais está, geralmente, limitado à fase vegetativa. Durante o segundo ano de vida, as plantas bienais, em geral, iniciam a sua fase reprodutiva. Durante este processo ocorre a floração, a frutificação e a formação de semente. Finalmente, ocorre a morte da planta. Exemplo: salsa.
* As plantas perenes são aquelas cujo caule aéreo perdura, no todo ou em parte, por vários anos. As plantas perenes têm um ciclo de vivem vários anos. Exemplo: rosmaninho, salva, malagueta.
* As vivazes são plantas que vivem durante vários anos e que se renovam, anualmente, sob a terra. As partes aéreas da planta morrem no inverno. Exemplo: hortelã pimenta, poejo, erva cidreira.

Quais são as suas propriedades e usos? Que partes posso usar?

Consulta as Fichas de cultivo  para saber mais.

Índice “Passo a passo Horta-Jardim na varanda”

Anúncios