Passo a passo Horta-Jardim na varanda – (4) Escolher e reciclar materiais

Uma horta-jardim numa varanda ou terraço exige a utilização de diversos tipos de estruturas. Podemos comprar estes materiais ou podemos reciclar e fazer nós mesmo. Neste passo a passo, e dentro da filosofia da Permacultura optamos pela reciclagem sempre que seja possível. Com imaginação e criatividade é possível conseguir todas as estruturas necessárias. Por vezes, existe a ideia de que a reutilização de certos materiais para construir novas estruturas é incompatível com a beleza e a harmonia . Contudo, não há razão para que assim seja.

  • Recipientes para plantar

Vais necessitar de vasos de preferência com uma profundidade de pelo menos 20 centímetros. Os tubérculos (cenouras, beterrabas, rabanetes, nabos, etc.) exigem uma profundidade de solo maior, pois o seu fruto é produzido dentro do solo. Tenta ao máximo reciclar, utilizando pacotes de café, bacias, caixas de fruta, baldes, cestos, sacos de compras reutivizáveis etc . A imaginação é o limite!!!

bola saco compras mutirao_santa_horta_4

Os recipientes devem ter furos para o escorrimento do excesso de água. Podes forrar os recipientes de plásticos com papel, refletores, cartão ou tecido para que o sol não aqueça demasiado o solo e venha a criar transtornos nas raízes. Coloca um prato por baixo dos vasos para recuperar a água, voltar a usá-la e evitar infiltrações.

caixa ferramentas   passador cafe

Post image for Grow Baskets Full of Berries

árvores-em-vasos-frutíferas-laranja-roulets-faça-você-mesmo-diy

Estruturas   

Para aumentar o teu espaço útil de cultivo usa o espaço na vertical. Porque não aproveitar móveis que se deitam fora? Podes colocar uma pequena mesa, uma estante, um banco ou uma cadeira de forma a criar diferentes alturas, aumentar o tempo de exposição solar para algumas das plantas e criar sombras para outras.

cestos frigorifico escadote garden_container

10177508_732723466750567_664913402430957186_n estruturas

  • Espelhos e refletores

Quando a varanda tem pouca exposição solar, espelhos e refletores nas paredes ou vasos podem ajudar as plantas a captar a luz necessária para a realização da fotossíntese. Recicla! Cria, por exemplo, um refletor a partir de um tapa-sol refletivo para carro. Usa as embalagens refletoras dos pacotes de café e das caixas de vinho como vasos, para forrar alguns dos teus vasos….

images vasos_horta

Índice “Passo a passo Horta-Jardim na varanda”

Anúncios