Passo a passo Horta-Jardim na varanda – (5) Hortas verticais

As hortas-jardim verticais estão a revolucionar a forma de decorar, criar espaços e cultivar nas nossas casas.  

São estruturas leves, fáceis de construir que possibilitam o plantio de ervas e hortaliças aproveitando o espaço  na vertical. São uma excelente solução para cultivar em meio urbano porque aproveitam e embelezam espaços reduzidos, como varandas e paredes de edifícios. Podem-se usar inúmeros materiais e técnicas, desde vasos e floreiras, móveis, treliças, garrafas, paletes etc. Qualquer local serve, qualquer material pode ser reaproveitado. O limite é a imaginação…

  • Sacos ou bidons de cultivo com buracos

A colheita é distribuída por toda a altura do recipiente.

saco de cultivo

224898_309621929129841_196436339_n

Recicla um pequeno bidon ou um saco grande e resistente. Faz alguns buracos à volta do recipiente com cerca de 3 cm de diametro, deixa uma distancia de +-20 cm entre eles. Faz também, alguns buracos no fundo para para garantir uma boa drenagem. Coloca 2 tijolos no chão, por baixo do recipiente. Para optimizar a rega podes colocar, no meio do saco ou bidon um tubo com vários furos para que a água chegue a todo lado.

  • Móveis reciclados

Estantes, escadotes, prateleiras, sapateiras de tecido, são alguns dos exemplos de móveis que pode ser reciclados para servir de estruturas para a tua horta-jardim vertical.

sapateira   estante

 plantas-

  • Treliças

De madeira, bambu, cana ou de ferro, as treliças funcionam como extensões da horta-jardim. Orientam a escalada de plantas trepadeiras como as do tomate, ervilhas ou feijão. Nos muros podem também servir de suporte para o cultivo em pequenos vasos.

Treliças nos muros…

    vegetable-contanier-gardening  3788817769_434707fcd2_z

treliças treliça

Treliças nos vasos…

tipi Foto: Have you ever grow watermelon in a container? It's worth a try - this IS the year of the watermelon! garden

  • Torres de vasos

A torre de vasos é uma alternativa  interessante e criativa, possibilita o cultivo de várias plantas (flores, aromáticas, medicinais e morangueiros) num único espaço… Existem várias formas de fazer….

Vasos sobrepostos…

torre de vasos  torre

Vasos empilhados…

Empilha os vasos de barro por ordem decrescente de tamanhos. Usa o cabo de uma vassoura de madeira como pilar no centro. Enche cada vaso pela metade com terra, antes de inserir o seguinte até ao último, passando o cabo de madeira pelo orifício de drenagem dos vasos. Preenche depois as laterais com mais terra e planta.

  Vasos em torre com petúnia floridas

Vasos partidos…

VASOS PARTIDOS

Índice “Passo a passo Horta-Jardim na varanda”

Anúncios