Passo a passo Horta-Jardim na varanda – (6) Trepadeiras suspensas

O conceito de plantas trepadeiras suspensas é uma das tendências mais populares entre os jardineiros urbanos.  As vantagens de cultivar plantas trepadeiras como o tomateiro, o pepino ou a courgette de cabeça para baixo incluem, além de ocuparem pouco espaço, a exposição adequada à luz solar e de ar, o fácil controlo de ervas daninhas e fruta podre mínima, porque os frutos não estão em contacto com o solo.

O recipiente pode ser um balde, um garrafão, um vaso ou até um saco de compras reciclável…. é preciso fazer um furo na parte inferior com cerca de 5 cm de diâmetro. Os baldes podem ser suspensos pela alça mas para outro tipo de recipiente faz furos menores nas laterais para poder suspendê-lo.

 

Coloca uma rede ou tecido na parte inferior do vaso (a partir do interior) para evitar a fuga de terra. Faz um corte no centro da rede ou tecido (o tamanho deve ser suficientemente grande para deixar passar uma pequena planta). Introduz a planta através do furo do recipiente e da rede ou do tecido. Adiciona terra e rega.

Pendura o recipiente com a planta de cabeça para baixo num local onde possa receber luz solar. Podes plantar flores ou um morangueiro no topo do recipiente.
  

Ver Ficha de cultivo: Tomateiro

Índice “Passo a passo Horta-Jardim na varanda”

Anúncios