Ficha de planta: Segurelha

segurelha é uma das ervas aromáticas mais antigas da Humanidade, de origem mediterrânea. É usada como tempero, como erva medicinal e como planta ornamental em jardins. 

diapositivo3Exposição solar:  Necessita de alta luminosidade e deve receber pelo menos 5 horas de luz solar direta diariamente.

Ciclo de vida: São muitos os tipos de segurelhas.  As mais conhecidas, a montana é um arbusto perene, a hortensis conhecida como segurelha de verão é anual.

Necessidades:  Quando as plantas são jovens devem ser regadas de forma a manter o solo sempre húmido, sem que fique encharcado. Quando estão bem desenvolvidas, pode-se deixar o solo secar moderadamente. A segurelha cresce melhor com temperaturas na faixa de 7°C a 26°C.

Altura/ Porte:  montana pode atingir de 15 a 70 cm.  A hortensis atinge de 10 a 40 cm de altura.

Propagação: Semear na primavera, a S. hortensis. S. montana deve ser semeada na primavera ou no outono e multiplica-se por rebentos do tufo que se transplantam. As sementes são pequenas e devem ser semeadas na superfície do solo,  cobertas com uma leve camada de terra.

Tipo de vaso: Floreira ou vaso de tamanho médio

Manutenção: Podar no final do inverno para rebentar mais vigorosa.

Partes usadas: Folhas, ramos e flores.

Propriedades e usos:  Pode ser utilizada fresca ou seca. Colher folhas ou ramos frescos quando necessário. Colher os ramos para secagem quando a planta estiver a começar a florescer, pois é neste momento que as suas folhas apresentam o maior teor de óleos essenciais.

Na culinária, tem sabor levemente picante. É usada para acompanhar o feijão, dando sabor a legumes, carnes, peixes, fígado e sopas. Em Portugal, é famosa pela sua utilização na sopa de feijão à qual dá um sabor muito especial. É parte essencial dos famosos Fines Herbes e Herbes de Provence (temperos franceses com várias ervas).

Propriedades medicinais: A sua infusão favorece a digestão, elimina gases intestinais e diarreias, é desparasitante e alivia dores menstruais. Em usos externos, é recomendada para a garganta e para todo o tipo de problemas na boca – incluindo abcessos e cáries dentárias.- sob a forma de infusão, com a qual se podem fazer bochechos e gargarejos. A Segurelha contém cálcio, magnésio, vitamina A. Melhora a imunidade do organismo, combate doenças de pele e previne o envelhecimento precoce.

Ver mais fichas de plantas