Ficha de planta: Lucia-lima

thA Lúcia-lima  é um arbusto nativo da América do Sul. É também conhecida por limonete, doce-lima, bela-luísa. As suas folhas e flores são muito apreciadas devido ao seu acentuado aroma a limão.

Exposição solar: Prefere exposição completa ao sol.

Ciclo de vida: Perene, pode sobreviver até 20 anos.

Necessidades:  Prefere solos leves, com boa drenagem e uma boa exposição ao sol.
Agradece podas regulares, para manter um aspecto equilibrado e para favorecer o rebentamento de novos ramos. Proteger das geadas. Não tolera temperaturas muito baixas, quando chega aos 0º perde as folhas embora resista até aos -10º.

Altura/ Porte:  Pode atingir 2 a 3 metros.

Propagação:  Na Primavera e Verão por estaca. Ver como Plantar por estaca.

Tipo de vaso: Vaso  com cerca de 30 cm de altura.

Manutenção:  A lúcia lima é suscetível ao ataque da mosca branca, é conveniente manter a planta arejada. Para combater esta praga deve-se pulverizá-la com biopesticidas naturais. Saber maisAo regar deve evitar ensopar o solo (o mesmo é válido quando propaga esta planta por estacaria) regando regularmente nos dias mais quentes. Evite molhar a parte aérea da planta a fim de evitar a propagação de doenças.

Partes usadas: Folhas e flores. A colheita deste arbusto pode ser realizada assim que ele atingir os 20 cm de altura.  Como colher e secar.

Propriedades e usos:  Como medicinal a lúcia-lima é um relaxante do sistema nervoso combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias. Além disso, estimula o apetite e tem uma acção anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também dores menstruais. Hipotensora, ajuda a baixar a tensão arterial. Para obter os benefícios medicinais, basta preparar uma infusão.  Como fazer uma infusão? Pode tilizar as folhas para temperar saladas, vegetais e peixes.

Também pode ser usada para repelir insetos. Basta fazer uma infusão e diluí-la em água e borrifar nos locais onde os mosquitos costumam ficar, ou até mesmo colocar a própria planta no ambiente, assim como dentro de roupeiros e gavetas, para garantir que as roupas fiquem afastadas de traças e mofos, propiciando ainda um aroma agradável.

 

Anúncios